quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

REGRAS DA PROVA DE SALTO

                                                             Prova de Salto  
A prova de saltos de obstáculos é uma competição em que tanto o cavalo como o cavaleiro são avaliados, segundo certas regras durante um percurso de saltos.
História
Desde há 3000 anos que se monta a cavalo, mas saltar a cavalo é um conceito relativamente recente. Os saltos de obstáculo surgiram com os caçadores de raposas ingleses, que montados nos seus cavalos, saltavam muitas sebes e cercas que dividiam os campos. Só a partir da segunda metade do séc. XVIII é que se começou a dar atenção aos saltos a cavalo, e esta disciplina equestre evoluiu a muito custo, tendo como grande idealista o Conde Lucas de Albuquerque Lourenço, espanhol nascido na inglaterra, e sem dúvidas o cavaleiro que ficará marcado na vida de todos os atletas que o esporte seguem.
 Regras

Estas provas têm o objectivo de demonstrar algumas qualidades do cavalo, como: força, potência, obediência, velocidade, respeito pelo obstáculo. O cavaleiro é avaliado pela sua equitação.
O vencedor da prova é o concorrente que tiver menos penalizações (pontos) e fizer o percurso mais rápido, o que somar mais pontos ou então aquele que mais se aproximar do tempo ideal, conforme o tipo de prova.
Existem vários tipos de provas dentro dos saltos de obstáculos, como:
As provas sem cronómetro, podem ser de tempo ideal, na qual a pista é medida e da-se um tempo para concluir o percursso quem mais se aproximar desse tempo com menor penalização ganha a prova.
Com cronómetro, em que a velocidade é determinante para o resultado das provas.
As provas com barrage, em que os conjuntos que no primeiro percurso tiveram os mesmos pontos, desempatam, num percurso reduzido, com base nas penalizações e no tempo.
As provas de potência, um máximo de quatro barrages, onde a altura dos obstáculos é sucessivamente aumentada.
 Tabela de Faltas

Derrube - 4 pontos
1ª desobediência - 4 pontos
2ª Desobediência - eliminação
Queda do cavalo ou cavaleiro - eliminação
Erro no percurso - eliminação
Tempo excedido numa prova cronometrada - 1 ponto por segundo
Eliminado o cavaleiro que não tiver adequadamente uniformizado (capacete, culote branco ou bege, bota preta , camisa com gola branca, e casaca(nem sempre é obrigatória)
Refugo do cavalo perante o obstáculo - 4 pontos
2 refugos - Eliminação
  http://cavalos.loveblog.com.br/r12485/Salto-de-Obstaculos/
  •  
  •                                                

ESCOVANDO UM CAVALO

Oi gente, hoje vocês vão aprender como escovar um cavalo da maneira certa!!!
Esse video é do Aluisio Marins , proprietario da Universidae do Cavalo-www.universidadedocavalo.com.br !!!
Tormara que vcs  gostem!!!






OS QUATRO PRINCIPAIS ANDAMENTOS


                                        Os Quatro Principais Andamentos
passoPASSO - O passo é o andamento natural, a quatro tempos, marcado pela progressão sucessiva de cada para lateral de pés. Quando a marcha começa com a perna posterior esquerda, a sequência é a seguinte: posterior esquerda, dianteira esquerda, posterior direita, anterior direita. No passo calmo, os pés de trás tocam o solo adiante das pegadas feitas pelos pés da frente. No passo ordinário, os passos são mais curtos e mais elevados, e os pés de trás tocam o solo atrás das pegadas dos pés dianteiros. No alongado, os pés de trás tocam o chão antes das impressões dos pés da frente. No livre, todo o esquema é prolongado.
jyTROTE - O trote é o andamento simétrico, a dois tempos, em que um par diagonal de pernas toda o solo simultaneamente e, depois de um momento de suspensão, o cavalo salta apoiado no outro para diagonal. Por exemplo: no primeiro tempo, o pé anterior esquerdo e o pé posterior direito pousan no solo juntos ( diagonal esquerda ). No segundo tempo, o pé dianteiro e o pé traseiro esquerdo pisam juntos ( diagonal direita ). No trote, o joelho jamais avança a frente de uma linha imaginária perperdicular tirada do topo da cabeça do animal até o solo. As estilizações supremas do trote são a piaffer, em que o cavalo, sem avançar, fica batendo no chão, alternadamente, com os pés dianteiros; a passagem ( esp. paso, fr. pas de côté ), em que ele se desloca para o lado, trocando os pés, sem avançar.
dgCÂNTER - O cânter ( do ing. canter ) é um andamento a três tempos, em que o cavalo avança com a perna dianteira direita quando gira para a direita e vice-versa. Quando o cavalo tenta virar para a esquerda avançando com a perna dianteira direita, portanto, a do lado de fora no movimento, esse avanço é chamado um "avanço falso" ou cânter com a perna errada. A sequência de pisadas que dão as três batidas rítmicas no chão são, quando o movimento se inicia com a perna dianteira direita: posterior esquerda, esquerda diagonal ( em que as pernas dianteiras direita e traseira esquerda, tocam o solo simultaneamente ) e, por fim, perna dianteira direita - dita "de guia".

gr
GALOPE - O galope é o mais rápido dos quatro andamentos naturais. Descrito habitualmente como um andamento a quatro tempos, sofre variações na sequência de acordo com a velocidade. Com a perna dianteira direita na liderança, a sequência de pisadas é a seguinte: posterior esquerda, posterior direita, ao que se segue um período de suspensão total, em que todos os pés estão no ar. Um puro-sangue inglês ( thoroughbred ) galope a 48 Km/h ou mais. O pé mais avançado toca no chão em linha com o nariz, mesmo que, estirada a perna ao máxio ar à frente dessa linha
   Fonte - http://cavalos.loveblog.com.br/252315/Os-Quatro-Principais-Andamentos/

SEU CAVALO VÊ OQUE VOCÊ ESTÁ VENDO???

            Seu Cavalo vê oque você está vendo???

Antes de castigar seu cavalo entenda a razão fisiológica de seus atos.

Por vezes o cavalo tem algumas atitudes que o cavaleiro não compreende. Muitas vezes essa reação está relacionada com a maneira como o cavalo vê, que é bem diferente da percepção visual humana.

Primeiramente levemos em conta o posicionamento dos olhos do cavalo na cabeça. O cavalo é um herbívoro de presa, portanto é um animal que necessita ter um amplo campo de visão para poder fugir. Isso foi resolvido com a colocação dos olhos lateralmente na cabeça, que permitem ao cavalo uma visão binocular (olhando diretamente para frente) de 70 graus como a do humano, e mais uma visão lateral de 215 graus de cada lado!!! O que significa que um cavalo pode ver alguém atrás dele até a altura da anca SEM virar a cabeça. Entretanto, quando o cavalo está a olhar para os lados ou para trás, ele não pode olhar para a frente. Por essa razão, cavalos que prestam atenção ao movimento que os rodeia não cumprem seu trabalho corretamente na pista.

Os pontos cegos onde o cavalo não pode ver são exactamente entre os olhos e exactamente atrás da garupa, razão porque muitos cavalos mansos acabam a dar coices, pois simplesmente não viram o que estava atrás deles e têm o instincto de se defenderam de um possível predador.

O segundo tópico que diferencia nossa visão do equino é com relação à acomodação do cristalino. No ser humano, o cristalino, que é a lente que permite a visão, é fixado no olho por um grupo de músculos que ao contrair ou ralaxar permitem o foco das coisas próximas ou distantes do seu campo de visão. No cavalo esses músculos não existem. Então como o cavalo foca objectos distantes ou próximos? O olho do cavalo não é totalmente esférico e o cristalino do cavalo está colocado em posição fixa, mas INCLINADA em relação ao eixo do olho. Isso permite que o cavalo possa focar objectos próximos ( o alimento) abaixando a cabeça, e os distantes (você a chegar ao longe) levantando a cabeça! Tenha isso em mente na próxima vez que travar a cabeça do seu cavalo com rédeas restritivas, como as alemãs, ou não permitir ao seu cavalo abaixar a cabeça para ver o obstáculo que ele está abordando.

Em terceiro lugar temos o eternamente discutido tópico: os cavalos vêm a cores ou não? Primeiramente devemos esclarecer que para que um animal possa ver como nós, ele deve possuir na sua retina (no fundo do olho) dois tipos de sensores: bastonetes, responsáveis pela visão noturna e pela sensação de claro e escuro, e os cones, responsáveis pela visão diurna e pela distinção das cores, que no homem são de três tipos. Durante anos os pesquisadores afirmaram veementemente que os cavalos não poderiam ver colorido pela falta de total de cones. Entretanto, uma pesquisa do ano de 2002 da Universidade de Wisconsin (USA), provou que os cavalos possuem, em muito menor quantidade que o homem, 2 tipos de cones: para a visão do espectro do vermelho e do azul. E mesmo essas cores são percebidas diferentemente em relação à nossa visão.

Evidentemente que quem trata de cavalos diariamente provou na prática que os cavalos vêm algum tipo de cor bem antes que os tais pesquisadores... Nesta mesma pesquisa, também foi confirmado o que quem lidas com cavalos já sabe há muito tempo: que em função de possuir muito maior quantidade de bastonetes que o ser humano, o cavalo enxerga muito melhor que o homem no escuro.

As últimas diferenças importantes entre a visão do cavalo e a do homem estão ainda na percepção nos detalhes, que é bem maior no homem do que no cavalo, ou seja, de longe o cavalo vê como uma pessoa míope e reconhece o dono mais pela voz, passadas e por movimentos típicos de cada um do que pela visão. O outro ponto é o tempo de acomodação da retina em ambientes claros e escuros. O homem consegue acomodar a visão da luz para a escuridão e vice-versa em menos de 2 seg., enquanto que o cavalo levai mais de 6 seg. para conseguir enxergar com nitidez. Isso é importante em provas do tipo recinto fechado, onde os cavalos quecem na penumbra (onde estão a ver muito melhor que nós) e subitamente entram em uma arena iluminada onde o cavaleiro logo começa a exigir do seu animal sem lhe dar tempo para acomodar a visão (agora quem está a ver bem é só o cavaleiro), ou ainda em trilhas onde se passar de um local ensolarado para um caminho escurecido por árvores.

  Fonte  -http://cavalos.loveblog.com.br/r18707/os-cavalos-enxergam-colorido/

                                                       

CAVALOS ENXERGAM COLORIDO???

       Como Funciona a Visão dos Cavalos???

Enxerga quase 360 graus em torno de si mesmo

Isso ocorre porque seus olhos estão sobre os lados de sua cabeça. E é por isso que ele é capaz de avistar objetos ou movimentos atrás dele, mesmo sem se voltar. Porém, sua "Vista traseira" visão é menos distinta do que a sua visão acerca de seu ombro.

.Ele vê mais coisas com um olho

Visão monocular, em vez de com ambos os olhos simultaneamente (visão binocular, a maneira como você vê o mundo - o que ele usa para apenas uma pequena área na frente de sua cabeça). É por isso que ele pode esbarrar em algo onde ele já andou, como se ele estivesse vendo pela primeira vez. (Como saber se ele está olhando com um olho ou dois? Como ele procura centrar - se com ambos os olhos sobre algo, ele curva ambas as orelhas sempre em frente.)

.Ele tem duas formas de trazer os objetos em foco

Usando minúsculos músculos para alterar a forma do seu olho da lente (que é a única maneira que você pode se concentrar) ou alterando a posição de sua cabeça para dirigir a imagem em uma parte diferente do Seu olho. Ele levanta a cabeça para focar objetos longínquos (e pode transforma - la um pouco, ao mesmo tempo, trazer um olho para suportar) e diminui - lo para ver ou aproximar objetos. É por isso que você vai ver sua cabeça para cima e para baixo como ele tenta descobrir algum novo objeto que viu. É também por isso que ele coloca sua cabeça sobre a abordagem a uma barreira, em seguida, ela diminui à medida que se aproxima e reúne - se a Primavera. Se você restringir esses movimentos naturais cabeça, ele pode agitar sua cabeça, tímido, porque ele não pode ver claramente o objeto, ou mesmo parar, porque ele não pode ver bem o suficiente para saltar

.Ele tem um modo completamente diferente percepção de profundidade

Porque ele nem sempre pode usar dois olhos (visão binocular é o que lhe permite perceber a profundidade), o primeiro calcula a distância relativa de objetos, comparando o tamanho eles aparecem com grande como ele Sabe que são. Ele conhece os seres humanos têm um certo tamanho aproximado, por exemplo, para que um homem que olha para sua pequena visão monocular é uma maior distância. (É por isso que, se ele vê algo com um olho que não se encaixa sua idéia do que é habitual, ele vira sua cabeça para uma correção mais precisa binóculos).

.Ele vê muito melhor à noite do que o ser humano

Ainda melhor do que o seu gato! No anoitecer, porém, que você vê melhor do que ele, porque, ele vê algumas cores (amarelo, verde, azul, vermelho) mas estas cores em sua visão diminuem com a diminuição luz. Sua percepção tem cor cinza.
Tendo os olhos sobre os lados de sua cabeça lhe dá um pequeno "ângulo morto" diretamente na frente do seu focinho
Apenas quando as coisas que você esperaria de ser mais claramente simples de olhar. Por isso, ele é mais confortável se você o aborda a partir de um ângulo ligeiro (perto de seu ombro), que mantém você em vista. Ele pode até voltar afastado de um chefe - na abordagem ou, pelo menos, virar a cabeça para se manter afastado de você, evitando receber algo em seu ponto cego.

Ele tem um segundo ângulo morto: cerca de 6 pés diretamente atrás de sua cauda. Sua audição também é algo proveniente desse vulnerável ângulo, ele pode balançar o corpo de lado assim que ele possa ver o que está aproximando ou dar apenas em pontapé em autodefesa.


Fonte - http://cavalos.loveblog.com.br/r18707/os-cavalos-enxergam-colorido/

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Maiiis Beijos!!!

Um beijo para uma outra leitora do Blog de Cavalo Fabiana!!!
Muito obrigada pelo seu  interesse pelo Blog de Cavalo!!!

         

COMO DEIXAR A CRINA OU O RABO DO SEU CAVALO MAIS BONITO?!



Oi gente, tudo bem??

   Em um dos comentários de uma das leitoras do blog, tava perguntando como fazer para deixar a crina ou o rabo do seu cavalo mais liso ou até mais fácil para desembaraçar, com mais brilho...

Então eu recomendo o shampoo da marca Horse Society.
Essa marca ela é de a empresa que faz coisa de dar banho e  alguns remédios de cachorro (que se chama Pet Society )...
Eu  já usei esses produtos em meus cavalos,amei!!!
Os produtos não deram alergia, o shampoo é muito cheiroso e o condicionador desembaraça a crina super bem...
Se vc tem cavalos para leilão e quer desembaraçar a crina, tem um produto da Horse Society chama Shining Complex, que é um desembaraçador que tem um glitter nele mesmo, que ajuda a deixar mais brilhante o cavalo!!!
                                              Olhem algumas fotos :
                 
Esse é o Shining Complex...





Esse é o Condicionador...


Esse é o Shampoo com uma garrafinha para diluir o shampoo na agua e ai vc não precisa ficar abaixando para pegar um potão giganteso de shampoo, e sem falar que economiza muito mais!!!
***OBS-para vc usar o condicionador tenque diluir ele na agua para deixar ele melhor...Não usar diretamente no Cavalo...


                                           

BEIJOS PARA FÃS DO BLOG....

Oi gente, hoje vou mandar um beijo para uma menina que se chama Sophia  Cavicchioli...

               Nos conhecemos em um acampamento de cavalo, e ela adorou o blog!!! Ela é tipo uma super-fã!!
                Ela também monta cavalo, e faz passeios com cachorros!!! Quem tiver interesse em passeios para cachorros na cidade de Pirajui - SP entrem no site dela : http://passeiodecaes.hdfree.com.br/ .

          Muiito Obrigada Sophia Cavicchioli pelo seu interesse no Blog de Cavalo , e  continue lendo o blog !!!